CND INSS 2019 → SAIBA COMO CONSULTAR E EMITIR ONLINE

A CND INSS 2019, também conhecida como Certidão Negativa de Crédito, é um documento emitido pela Secretária de Estado de Fazenda e indica que se há dívidas e pendências relacionadas a um contribuinte. No caso da existência de débitos, o documento é chamado de Certidão Positiva de Débitos.

O documento possui diferentes utilidades, onde a principal é a comprovação de regularidade as contribuições previdenciárias, especificamente aquelas que são obrigatórias por lei.

Para saber mais informações sobre a certidão e como emitir e consultar o CND INSS, continue lendo para conferir todas as nossas dicas e informações!

CND INSS 2019

Quando falamos sobre o CDN INSS, trata-se do certificado emitido pela Receita Federal que mostra que o requerente não tem pendências com a Previdência Social e não possui débitos previdenciários. Essa certidão é emitida através Secretaria da Receita Federal – RFB, a Certidão Negativa de Débitos pode ser requerida também pela Procuradoria Geral da Fazenda, da Secretaria da Fazenda.

CND INSS 2019

Consultar o CND INSS é a melhor forma de saber se há dívidas ou pendências relacionados a seu CPF junto a união/previdência social. Para quem recebe algum benefício do INSS, é necessário comprovar que não há nenhum tipo de pendência com a previdência, por isso consultar a CND e emitir o documento é necessário de tempos em tempos.

A CND INSS pode ser emitida de duas formas distintas: sendo a primeira por meio da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e a segunda através da Receita Federal.

Emitir CND INSS 2019

Como dito anteriormente, há duas maneiras de emitir a CND INSS. Porém, ao escolher emitir o documento pela Receita Federal, há a facilidade de realizar essa ação por meio do site da instituição.

O processo é muito simples e só será necessário possuir os documentos pessoais em vista e uma boa conexão com a internet. Para ajudá-los a emitir a INSS CND da forma mais prática possível, separamos umas dicas especiais a seguir:

CND INSS 2019


Passo 1 – Acesse o site oficial da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br. Espere a página carregar completamente para visualizar todas as informações e opções disponíveis.


Passo 2 – Em seguida, clique em emitir certidão e assim que a nova página carregar, insira o seu CPF (caso a consulta seja para pessoa física) e em seguida os caracteres de segurança que aparece ao lado. Depois de preencher todos os campos, clique em Consultar.


Passo 3 – Dentro de poucos segundos o sistema mostrará uma página com todas as informações relacionadas a certidão. Caso houver alguma pendência relacionada a previdência, os valores serão mostrados nessa página.


Para emitir uma segunda via da CND INSS, o contribuinte deverá clicar na opção indicada e esperar a página abrir. Depois será necessário informar o CPF ou CNPJ e preencher o código de segurança. Depois é só clicar em consultar e logo em seguida, clicar na opção “imprimir”.

Consulta CND INSS 2019

Depois de aprender como emitir a certidão, chegou a hora de aprender como consultar a CND INSS de forma simples e prática. Assim como a emissão do extrato, a consulta também poderá ser realizada por meio da internet, no próprio site da Receita Federal.

Veja a seguir como realizar a consultar CND INSS para saber se você possui alguma dívida ativa com a união:

CND INSS 2019


Passo 1 – Acesse o site da Receita Federal através desse endereço: www.idg.receita.fazenda.gov.br.


Passo 2 –Assim que a página carregar, clique na opção “Serviços” e, em seguida, escolha a opção “Serviços para o cidadão”.


Passo 3 – Espere a nova tela carregar e depois de visualizar as opções disponíveis, clique em “Certidão e Situação Fiscal”. Agora o contribuinte deverá clicar na opção que melhor fizer jus a sua realidade. Caso seja pessoa física, clique na opção “Certidão de Regularidade Fiscal Pessoa Física”.


Passo 4 – Em detalhes do serviço, será possível escolher a forma de atendimento, se será por acesso direto ou por unidades de atendimento presencial. Clique na primeira opção.


Passo 5 – Ao clicar nessa opção, o contribuinte poderá consultar o CND INSS e realizar a emissão do extrato, caso assim desejar.


Passo 6 –Será necessário digitar o número do CPF e os códigos de segurança que aparecem ao lado e, depois de preencher todos os campos, clicar em consultar. Caso a sua situação esteja regular, o sistema mostrará a seguinte mensagem:

“É certificado que não constam pendências em seu nome, relativas a créditos tributários administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a inscrições em Dívida Ativa da União junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)”.


Os contribuintes poderão realizar a consulta quantas vezes desejar. Caso o contribuinte queira realizar a consulta pessoalmente, então será necessário ir até uma agência do INSS mais próxima de sua residência com os documentos em mãos.

Ao chegar no local será necessário informar o desejo de realizar a consulta e, em seguida, apresentar os documentos. O atendente fará a relação dos documentos e consultará o sistema.

Em seguida a CND INSS 2019 será emitida e o contribuinte poderá consultar todas as informações relacionadas a sua certidão, certificando-se se há ou não pendências relacionadas ao seu CPF.

A consulta presencial é a mais indicadas para as pessoas que queiram tirar dúvidas relacionadas a consulta ou até mesmo sobre o benefício de forma rápida, mas lembre-se que é importante ficar de olha na tabela INSS 2019, pois é por ela que você deverá tomar como base as datas de  pagamento.


Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a CND INSS é possível obter todas as informações necessárias no próprio site da Receita Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *