CNIS INSS 2019 – O que significa, Como consultar, Cadastrar senha

O CNIS INSS 2019 é um serviço que permite ao cidadão solicitar o seu extrato previdenciário com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Através desse extrato é possível encontrar diversas informações.

É muito importante ficar por dentro de sua situação na Previdência Social, afinal, ela é responsável por garantir diversos benefícios aos trabalhadores brasileiros. E quando o assunto é contribuição, logo temos em mente a aposentadoria, um dos principais amparos assegurado pelo INSS.

Este texto será perfeito para os cidadãos que desejam entender melhor do que se trata o CNIS INSS. Portanto, continue acompanhando o nosso conteúdo e entenda o que significa, como consultar e como cadastrar a sua senha no mesmo. Vamos lá!

O que significa CNIS INSS 2019?

CNIS é a sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais. Este é o cadastro nacional que reúne diversas informações a respeito das contribuições realizadas pelo segurado. Podemos exemplificar abaixo, as mais importantes para o trabalhador. São elas:

CNIS INSS 2019


  • O nome do empregador que você trabalhou;

  • O período trabalhado e a sua correspondente remuneração recebida;

  • As contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), na condição de contribuinte individual e/ou prestador de serviço (trabalhadores por conta própria).

Além disso, somente com o extrato do CNIS é possível dar entrada na aposentadoria e calcular corretamente o benefício.

Considerado o principal documento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o CNIS funciona como uma espécie de relatório. Nele é possível consultar todos os tipos de vínculos que o trabalhador teve com a Previdência Social ao longo dos anos e de suas experiências de trabalho.

Como consultar CNIS INSS?

Uma dúvida muito comum que muitos trabalhadores têm relacionada ao Cadastro Nacional de Informações Sociais é a de como realizar a consulta CNIS INSS e solicitar serviços. Para ajudá-los, basta entender que o processo pode ser realizado de duas formas. Confira abaixo:

CNIS INSS 2019

  • Pela internet

Passo 01. Você deve acessar o Portal do Meu INSS no site www.inss.gov.br;


Passo 02. Depois, selecione a opção “login” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro no Meu INSS;


Passo 03. Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número;

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 04. Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.


  • Com agendamento e comparecimento à unidade do INSS

Passo 01. Você deve acessar o Portal do Meu INSS no endereço https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/agenda/;


Passo 02. Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”;


Passo 03. Clique em “Novo requerimento” e digite no campo “pesquisar” a palavra “extrato” e selecione o serviço desejado;


Passo 04. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos originais necessários:

  • Procuração ou termo de representação legal;
  • Documento de identificação com foto;
  • CPF do procurador ou documentos pessoais do interessado com foto.

Como cadastrar senha CNIS INSS?

A senha CNIS INSS pode ser criada pela internet, sem existir a necessidade de agendar um atendimento ou comparecer a uma agência da Previdência Social. Abaixo você encontrará o passo-a-passo para criar a sua senha e ter acesso a vários serviços online do INSS, como por exemplo, o extrato previdenciário:

CNIS INSS 2019


Passo 01: Acesse o endereço eletrônico www.servicos.inss.gov.br;


Passo 02: Clique em “Extrato CNIS”, o terceiro serviço online disponível no menu, localizado na parte esquerda da tela;


Passo 03: Uma nova aba será aberta no portal, constando a seguinte mensagem “Essa página precisa de autenticação”, logo em seguida clique no espaço destinado ao cadastro de senha;


Passo 04: Preencha todos os campos em branco com nome completo, número do CPF, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento;


Passo 05: O sistema exibirá uma mensagem com o número de acesso. Tire um print da tela, anote em um papel ou imprima. Essa informação será importante no futuro;


Passo 06: Entre em contato com a central de atendimento, telefonando para o número 135;


Passo 07: Informe o número de acesso gerado no site do INSS 2019 para o atendente. Em seguida, responda algumas perguntas sobre o cadastro;


Passo 08: Por último, a sua senha será validada.


Seguindo os passos ensinados acima, você conseguirá cadastrar a sua senha no CNIS INSS sem encontrar maiores problemas. Lembre-se de anotar a senha escolhida em algum papel de fácil acesso, pois, caso esqueça da mesma algum dia, bastará apenas consultá-la onde anotou.

Se ficou com alguma dúvida sobre o CNIS INSS 2019, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. E não deixe de compartilhar este artigo com um conhecido ou familiar que também deseje se informar mais a respeito do assunto. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *