CONSULTA INSS 2019 → SAIBA COMO CONSULTAR O BENEFÍCIO

A consulta INSS 2019 é uma ferramenta importante para saber como anda a situação do seu benefício. Muito importante especialmente para quem deu entrada na aposentadoria (ou dará) recentemente e quer saber como anda o status de sua solicitação.

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia é possível realizar a consulta com apenas alguns cliques do mouse. Antigamente, sem o auxílio da internet, para consultar a situação do benefício era uma prática um tanto burocrática e demorada.

Através do site da tabela INSS 2019 é possível ter acesso a uma série de ferramentas e recursos. Para ajudá-los a como consultar a situação do seu benefício, trouxemos dicas importantes a seguir. Confira!

O que é a Situação do benefício INSS?

A consulta situação benefício INSS serve justamente para os contribuintes acompanharem a situação de seus pedidos. O procedimento é simples e poderá ser realizado no próprio site do INSS ou da Previdência Social.

CONSULTA BENEFICIO INSS 2019

Todo contribuinte do INSS tem o direito a se aposentar e dar entrada em alguns benefícios em determinadas situações. Em casos de:

  • Doença;
  • Invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Aposentadoria por tempo de serviço.

Os contribuintes poderão agendar um atendimento e dar entrada com o requerimento do benefício no INSS.

No próprio site é possível realizar o agendamento do benefício. Na ferramenta, o contribuinte escolhe qual o tipo de benefício deseja dar entrada, quais são os documentos necessários e, por fim, escolhe o ponto do INSS que deseja ser atendido. O processo é automático e não necessita enfrentar filas. Basta preencher os campos e prosseguir até que o agendamento seja realizado.

Ao voltar no site do INSS, o usuário poderá consultar como está o andamento de seu requerimento e visualizar em quanto tempo será liberado o seu benefício.

Reforma na Previdência – Mudanças

Com a nova reforma na Previdência houve mudanças significativas para todos os trabalhadores. Confira a seguir o que mudou. Acompanhe:

CONSULTA INSS 2019


Idade mínima para aposentadoria: Atualmente não há, porém com a reforma, a idade mínima passará a ser 65 anos, para homens e mulheres, trabalhadores urbanos e do campo.


Aposentadoria por tempo de contribuição: Atualmente é necessário comprovar 35 anos de contribuição com a Previdência para os homens, e 30 para as mulheres. Com a reforma essa modalidade de aposentadoria deixa de existir.


Tempo mínimo de contribuição: atualmente é fixado em 15 anos, o tempo mínimo de contribuição passará a ser de 25 anos.


A pensão por morte: Atualmente o benefício tem o valor de um salário mínimo integral com vinculado com os reajustes feito no mesmo. Com a reforma o valor passará a ser de 50% do valor integral com reajustes desvinculados do salário mínimo.


Acúmulo de Benefícios: Hoje em dia é possível uma pessoa acumular mais de um benefício, como por exemplo, aposentadoria e pensão por morte. Com a reforma isso não será mais possível.


Aposentadoria para trabalhadores rurais: É necessário ter no mínimo 55 e 60 anos (mulheres e homens respectivamente) e o tempo mínimo de contribuição de 15 anos. Com a reforma previdenciária os trabalhadores rurais precisarão contribuir com o INSS de acordo com as mesmas regras do regime geral.


As novas regras valem para todos os trabalhadores com menos de 50 anos (homens) e 45 anos (mulheres).

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Consulta INSS 2019

Por meio do site do INSS os contribuintes poderão acessar a uma grande variedade de serviços e recursos. Uma dessas opções é a possibilidade de fazer a consulta INSS 2019, seja ele qual for (aposentadoria, pensão, auxílios etc).

Todo o processo é bastante simples e poderá ser realizado com apenas alguns cliques do mouse. Tudo que será necessário é ter os seus documentos em mãos e uma boa conexão com a internet.

Veja a seguir as dicas e todos os passos necessários para realizar a consulta do INSS:

CONSULTA BENEFICIO INSS 2019

 


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço a seguir na barra de navegação (www.inss.gov.br). Clique em ir e espere a página abrir totalmente.


Passo 2: Visualize o menu localizado no canto esquerdo da tela e clique na opção “consulta situação do benefício”. Na próxima página o contribuinte terá duas opções: acompanhar pedido ou conferir o resultado da perícia. Clique em acompanhar pedido.


Passo 3: Nessa página será necessário informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário, CPF e, por fim, preencher o campo com o código de segurança que aparece na tela. Clique em Visualizar.


Dentro de poucos segundos o sistema retornará com uma página indicando a situação do benefício do seu pedido.

Número do INSS para Consulta

Consulta INSS 2019Qualquer pessoa que recebe algum tipo de benefício da Previdência, como pensão, auxílios ou aposentadoria, conta com um número único que é solicitado sempre que o contribuinte realizar alguma operação online.

Esse número é gerado assim que o pedido do contribuinte é aceito. Conhecer o número do benefício INSS possibilitará o acesso a uma série de serviços e recursos no site da Previdência Social. Porém muita gente não sabe como identificar a numeração relacionadas a seu cadastro.

Para saber qual é o número do benefício está presente nos documentos de entrada da aposentadoria e em grande parte é a mesma numeração encontrada no PIS/PASEP do trabalhador. Para saber é só olhar a carteira de trabalho é visualizar o número do PIS.

Ao todo são 11 números e para testar se a numeração da carteira de trabalho é a mesma que o número do benefício, a dica é entrar no site do Meu INSS e realizar um agendamento.

No campo do número do benefício, insira a numeração do seu PIS e, em seguida, preencha todos os campos com as informações solicitadas. Se você conseguir realizar o atendimento, então quer dizer que o número informado está correto e corresponde ao benefício recebido.


Mais de 40 milhões de brasileiros recebem algum tipo de benefício através da Previdência Social. Todos os trabalhadores de carteira assinada que contribuem com o INSS poderão dar entrada nos serviços oferecidos pela Previdência.

Uma forma de saber como anda o pedido é realizando a consulta INSS. Depois de conferir essas dicas, será bem fácil saber como anda a sua situação.

Se esse artigo sobre a consulta INSS 2019 te ajudou, compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais pessoas. E não se esqueça de deixar um comentário em caso de dúvidas!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

CONSULTA INSS 2019 → SAIBA COMO CONSULTAR O BENEFÍCIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *