INSS APOSENTADORIA 2019 → SAIBA COMO DAR ENTRADA

A INSS aposentadoria 2019 é um direito de todo trabalhador que contribuiu com o instituto o tempo necessário para poder se aposentar. E além da aposentadoria, os contribuintes podem dar entrada em outros benefícios muito importantes para o cidadão, como o auxílio-doença e auxílio por acidente de trabalho resultantes em invalidez ou de morte.

O que acontece é que muita gente que está prestes a se aposentar, ou começando a cogitar a possibilidade, não entendem muito bem como funciona a contribuição para a aposentadoria.

Para ajudá-los nesse ano, elaboramos um artigo cheio de informações a respeito do benefício. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas a respeito do aposentadoria INSS!

INSS Aposentadoria 2019

Todo trabalhador de carteira assinada tem um desconto mensal relacionado a contribuição com a tabela INSS 2019 em cima de seu salário. O Instituto Nacional de Seguro Social é uma instituição que recolhe esta contribuição em cima de todos os trabalhadores de carteira assinada para garantir-lhes benefícios ao longo de seu tempo contribuído.

O desconto realizado é em cima da faixa salarial, o que quer dizer que quanto mais um trabalhador receber, maior será a alíquota descontada todos os meses. Porém, quando for se aposentar, o benefício recebido será maior, justamente por conta da contribuição realizada por todo o tempo de serviço.

INSS APOSENTADORIA 2019

A idade mínima para se aposentar pelo INSS é de 65 anos para homens e 60 anos para as mulheres. Ainda há outras regras (que você verá no tópico a seguir) relacionadas a obtenção do benefício.

Mas de modo geral, pode-se concluir que a aposentadoria INSS é um benefício assegurado por todos os trabalhadores que, durante seu tempo de serviço, contribuíram com um valor estimado de acordo com a faixa salarial da profissão exercida.

Requisitos para dar entrada na INSS Aposentadoria

INSS APOSENTADORIA 2019

Qualquer pessoa que tenha contribuído com o INSS poderá dar entrada na INSS aposentadoria, porém, é preciso que o contribuinte possua 180 meses contribuídos. A seguir, você poderá visualizar os principais requisitos de idade:

  • Trabalhador urbano: 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher);
  • Segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal, indígena): 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher).

O segurado especial trabalhador deve exercer a atividade nesta condição no momento da solicitação da aposentadoria.

Caso não comprove o tempo mínimo de trabalho necessário para essa categoria, o trabalhador poderá pedir o benefício com a mesma idade do trabalhador urbano, somando o tempo de trabalho como segurado especial ao tempo de trabalho urbano.


Documentos originais necessários

  • Documento de identificação válido e oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS.

O segurado especial deverá apresentar os documentos que comprovem esta situação, como a declaração do sindicato, contratos de arrendamento, documentos da época em que conste a sua ocupação, entre outros.

É só olhar os requisitos para visualizar se você pode dar entrada na aposentadoria. Caso positivo, continue lendo pois a seguir ensinaremos como você poderá receber o benefício.

Dar entrada na aposentadoria INSS 2019

Depois de olhar os tipos de aposentadorias e escolher o tipo de benefício que deseja dar entrada, chegou o momento de conferir de está tudo certo em seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para conferir se está tudo certo com as suas informações, entre no site conforme mostraremos mais adiante.

Depois de realizar o seu cadastro e ter acesso a senha, clique na opção “Extrato Previdenciário” para saber se todas as informações estão corretas. Depois de certificar-se que está tudo OK, será necessário realizar o seu agendamento.

É possível fazê-lo pelo telefone, através do 135, ou pela internet, seguindo as dicas que daremos a seguir:

Aposentadoria INSS 2019


Passo 01. Acesse o site do Meu INSS através do endereço meu.inss.gov.br.


Passo 02. Em seguida, clique em Aposentadoria por Idade para realizar o seu agendamento. Será necessário escolher o tipo de aposentadoria, algumas informações complementares e depois a unidade para qual você deseja atendimento.


Passo 03. Na próxima etapa será necessário confirmar o requerimento e imprimir a comprovante da entrada na aposentadoria.


Passo 04. Agora será necessário ir até a unidade com todos os documentos necessários (que serão informados no momento do agendamento) para poder dar entrada na aposentadoria INSS.


Você também poderá realizar o atendimento por meio do telefone. Basta ligar para o número indicado, informar o benefício para qual você gostaria de dar entrada, informar os seus dados e outras informações solicitadas para, no fim, agendar um atendimento.

Para quem trabalho anos e contribui durante todo o período com o INSS 2019, chega um momento em que é preciso descansar e usufruir dos frutos de anos trabalhados. É só seguir as nossas dicas que você conseguirá dar entrada em sua aposentadoria sem grandes problemas.

Em caso de dúvidas, lembre-se que o site do INSS possui todas as informações a respeito da aposentadoria INSS 2019. Caso preferir, ligue para 135 e tire todas as suas dúvidas em relação a entrada do benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *